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segunda-feira, 20 de setembro de 2021

11 passos fundamentais para uma mudança sem imprevistos

Mudar de casa requer paciência e planejamento para que tudo ocorra da
forma mais tranquila possível

Como quase tudo nesta vida, mudar de casa ou apartamento tem seus dois
lados: o positivo â€" já que mudança é sempre sinônimo de renovação â€"
e o negativo â€" já que esta é uma decisão que exige muita paciência e
organização.

Mas a boa notícia é que, com um bom planejamento, sua mudança pode
ocorrer da forma mais tranquila possível e, em alguns casos, você nem
precisará contratar uma empresa transportadora para isso.





Claudia Moura , personal organizer pela OZ! Organize Sua Vida e diretora
da empresa Claudia Moura Personal Organizer, destaca que o tempo de
antecedência recomendado para se começar a planejar a mudança varia
muito de acordo com a quantidade de coisas que a pessoa tem e, também,
com o número de familiares/amigos que irão ajudar nesta tarefa. “Mas
60 dias é um prazo bom para começar a se planejar”, diz.

A profissional destaca que, se você pode contratar uma empresa de
mudança, eles têm embalagens adequadas para cada coisa: roupas, louças,
móveis etc. O que facilitará bastante o seu trabalho. Mas caso você opte
por fazer isso sozinha e em família, algumas dicas práticas podem ajudar
bastante!

Passo a passo para uma mudança sem estresse

Abaixo a personal organizer dá diversas orientações de como planejar uma
mudança e executá-la sem imprevistos (ou com o mínimo de imprevisto
possível). Vale a pena conferir!
1 Lista de materiais básicos para fazer uma mudança: plástico bolha,
papelão em rolo, caixas de papelão de vários tamanhos, caixas de madeira
(se possível, para transportar objetos frágeis), fita adesiva larga e de
boa qualidade, suporte para fita adesiva (se possível), papel colorido
(sulfite) para identificação das caixas, pincel atômico e sacos
plásticos transparentes para peças pequenas (aqueles de congelar
alimentos ou tipo Zip). “Você pode comprar a maioria destas coisas em
lojas de embalagens e papelarias. Caixas de papelão são caras e uma boa
opção é pedir ajuda dos amigos para doarem caixas para você ou pedir em
supermercados, que descartam este tipo de material”, diz Claudia
Moura.
2 Documentos, fotos e livros podem ser armazenados em caixas de
papelão. “Não utilize caixas muito grandes, pois ficam muito pesadas e
difíceis de transportar”, destaca Claudia.
3 Louças, copos, vasos e outros objetos frágeis devem ser embalados,
um a um, com plástico bolha antes de serem colocados em caixas de
papelão ou caixas mais resistentes, como madeira. â€œÉ muito importante
identificar estas caixas informando que contêm objetos frágeis e que
devem ser transportados com cuidado”, lembra a personal organizer.
4 Roupas podem ser levadas em malas ou em caixas de papelão. “Se
possível, roupas de cabide podem ser embaladas com o próprio cabide”,
diz Claudia.
5 Os colchões devem ser envolvidos em plástico bolha.
6 Eletrodomésticos pequenos (como liquidificador, batedeira, secador
de cabelo etc.) e eletrônicos (computador, vídeogame, aparelho de DVD e
outros) podem ser protegidos com plástico bolha e armazenados em caixas
de papelão.
7 Eletrodomésticos grandes (como geladeira, máquina de lavar, fogão
etc.) devem ser envolvidos também com plástico bolha.
8 Móveis devem ser desmontados e embalados com papelão, “que pode
ser comprado em rolo para evitar avarias”, diz Claudia Moura.
9 Peças pequenas (como parafusos e puxadores de móveis, peças do
fogão, peças da geladeira, entre outras) podem ser colocadas em sacos
plásticos transparentes e identificados com etiquetas.
10 Para identificar as caixas você pode usar folhas sulfites
coloridas e definir uma cor para cada cômodo. “Na etiqueta faça uma
breve descrição do conteúdo da caixa; numere as caixas, assim você sabe
quantos volumes você tem, e informe para qual cômodo da casa nova ela
deve ir”, diz a personal organizer.
11 Na hora de solicitar a transferência de serviços como telefone,
TV e internet, informe-se primeiramente sobre o prazo destas empresas e
avalie também a necessidade de algumas delas. â€œÉ possível ficar sem TV
por assinatura e sem telefone fixo, mas você pode ficar sem internet?
Avalie tudo isto na hora de decidir quando pedir a transferência. E se
você vai sair da casa atual, mas por algum motivo, ainda não vai direto
para a casa nova, é possível pedir a suspensão temporária de alguns
serviços com abatimento financeiro na conta”, destaca a profissional.


Por onde começar a encaixotar?


Claudia Moura destaca que o ideal é começar a encaixotar as coisas que
você usa menos ou que não irão impactar tanto no seu dia a dia. Algumas
sugestões da profissional:
* Documentos, fotos, CDs, DVDs, objetos de decoração, brinquedos (a
maioria, não todos!), roupas de outra estação, acessórios, maquiagem,
bolsas, cintos, roupas de cama/mesa e banho;
* Eletrônicos, como aparelho de DVD, vídeogame, as TVs (se não
quiser ficar sem, deixe apenas uma funcionando);
* Cozinha, lavanderia e despensa: “guarde tudo quanto possível,
desde que não te atrapalhe a cozinhar o básico e a lavar o que não pode
ser deixado pra depois”, diz a personal organizer.


Nos últimos dias, de acordo com Claudia, a orientação é guardar as
roupas da estação atual, as últimas coisas de cozinha, despensa e
lavanderia. “Um dia antes, desmonte e embale os móveis”, diz.

“Para o dia da mudança, tenha uma mala pequena que te atenda por um ou
dois dias, com trocas de roupa, toalha de banho e produtos de higiene
pessoal (desodorante, escova de dente etc.), assim você ganha um tempo
para começar a se organizar na casa nova”, explica a personal
organizer. “E se você tem criança não se esqueça das fraldas, trocas
de roupa de frio e calor e alguns brinquedos”, lembra.

Fazer a mudança sozinha ou escolher uma transportadora?

Claudia Moura explica que alguns produtos da casa podem ser
transportados pelos próprios donos da casa para o novo endereço. “Tudo
vai depender do tamanho do seu carro e da sua disposição para fazer as
viagens. Mas, quase tudo é possível transportar de carro, se ele tiver
um porta malas grande”, explica. “Mas, certamente, será necessário
um caminhão ou uma caminhonete grande para transportar geladeira, fogão,
máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, colchão e móveis
grandes”, acrescenta.

A personal organizer destaca que uma boa maneira de escolher uma
transportadora é por indicação. “Procure saber, com amigos e
conhecidos, se eles já utilizaram alguma empresa de transporte e se a
recomendam”, diz.

“Você pode ainda usar as redes sociais para fazer esta pesquisa. Se
ainda assim não conseguir nenhuma, faça alguns orçamentos, verifique em
sites da internet se a empresa tem muitas reclamações de clientes (
Reclame Aqui e Procon ) e peça para a própria empresa indicar clientes
para que você possa se informar sobre a sua idoneidade e eficiência”,
explica Claudia.

A profissional destaca ainda que nem todas as empresas oferecem seguro,
por isso, é sempre bom questionar e ter uma cláusula no contrato que
discorra sobre isto. “Vale lembrar que existem objetos que têm valor
sentimental e que o dinheiro não pode compra (um objeto que foi da sua
avó, por exemplo, uma foto antiga etc.). Se for se sentir mais segura,
carregue estas coisas com você!”, explica.

Eu preciso mesmo de tudo isso?

Se na hora de fazer a mudança surgir essa dúvida ou ainda, se a nova
casa ou apartamento for menor do que o espaço atual, você deve tomar
algumas medidas. “A primeira coisa é verificar o tamanho dos móveis
que você tem e o espaço disponível na casa nova. Se algum não couber, a
dica é doar ou vender, quem sabe até para quem comprou sua casa
atual”, destaca a personal organizer.

Ainda de acordo com a profissional, os objetos e roupas podem ser
selecionados no momento em que você estiver encaixotando. “Já separe
para venda, doação ou lixo coisas quebradas, roupas que não servem ou
que você não usa há algum tempo. Na dúvida, para não perder tempo, leve
para a casa nova. Quando você tiver arrumando tudo no novo espaço, faça
outra seleção”, diz.

“Comece esta nova etapa com as energias renovadas, desfaça-se do que
tiver em excesso ou sem serventia,para que coisas novas possam chegar!
Esta dica serve não só para quem está se mudando para uma casa ou
apartamento menor, mas para todos”, aconselha Claudia Moura.

Por onde começar a arrumar a nova casa?


Toda a mudança está concluída! O próximo passo (fundamental!) agora é
começar a arrumar a nova casa. De acordo com a personal organizer
Claudia, a dica é começar a se organizar “de trás para frente das
coisas que você embalou”, ou seja, do primordial/essencial para o
supérfluo. “Gosto de começar pela cama e pela cozinha, afinal
precisamos dormir e comer! E se você não tem com quem deixar as crianças
para poder ser organizar, comece pelo quarto delas, assim elas podem
ficar brincando enquanto você organiza os demais cômodos da casa”,
diz.

Todas essas dicas certamente vão te ajudar bastante! Mas tenha
consciência de que uma mudança é uma fase trabalhosa e que requer
paciência. Contratempos podem acontecer e, talvez, nem tudo saia
exatamente como você planejou. Mas o importante é não se desesperar e
fazer o possível para curtir cada momento desta nova etapa da sua vida.
Devagar as coisas vão chegando aos seus lugares!

Por Tais Romanelli

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